Retificação de sobrenome

4 respostas [Último post]
Lenny000
imagem de Lenny000
Inscrição: 25/01/2011

Boa tarde! Meus pais cometeram um erro ao registrar a mim e aos meus irmãos. O nome do meu pai é Sinvaldo Alves Moreira e da minha mãe é Deolina da Silva Fiuza Moreira e o meu nome é Charlene Alves da Silva, ou seja, não possuo o sobrenome dos meus pais, Fiuza e Moreira. Eu e meus irmãos pretendemos entrar com uma ação para retificar nosso sobrenome e estou procurando algum fundamento para embasar o meu pedido. Já conversei com alguns advogados que me informaram que é muito provável que eu não consiga substituir o Alves da Silva pelo Fiuza Moreira, mas que posso conseguir acrescentar o sobrenome da família ao meu nome. Não gostaria de acrescentar os dois sobrenomes ao meu, pois ficaria um nome muito extenso e se futuramente vier a me casar, quero ter o sobrenome do meu esposo também, então acho que não seria interessante. Mas se eu conseguir acrescentar pelo menos o sobrenome do meu pai já ficaria satisfeita, pois eu e meus irmãos somos os únicos da família que não possuem o Moreira, nem o Fiuza como sobrenome e me sinto muito mal por isso. Quero dar o sobrenome da minha família aos meus filhos futuramente ... não quero que a linhagem da família se perca. Será que isso é possível?

zeca450
imagem de zeca450
Inscrição: 30/01/2012

Bom dia. Gostaria de saber se para fazer a retificação se um nome eu preciso de um advogado.
No caso estou reivindicando a cidadania portuguesa, e meu avo veio para o Brasil e na epoca, mudou de nome.
Portanto meu pai foi registrado com o nome do meu avo que não é verdadeiro.
Preciso fazer a retificação do nome do meu avo, providenciar a cidadania do meu pai e posteriormente a minha.
Mas sem essa retificação não vou conseguir.
Gostaria de saber se posso fazer isso sem advogado, pois meu pai ja é idoso e se ele falecer eu perco esse beneficio.
Acredito que se eu precisar de um advogado gratuito deve demorar muito.
Se souber me responder, meu email é jjoias@jjoias.com.br.
Grato.

Jose Maria

David
imagem de David
Inscrição: 19/03/2011

ola gostaria de saber,depois que eu trocar de nome,como funciona o processo para a troca de documentos,tipo habilitação cartão.terei que ir para auto escola de novo?

Marcos Silveira L...
imagem de Marcos Silveira Lucareli
Inscrição: 05/03/2011

Boa tarde!
Eu tenho descendência italiana e tenho interesse na cidadania.
Ocorre que desde o meu avô o sobrenome contém uma letra a mais, o que difere do sobrenome do nosso parente italiano, meu bisavô, e seria necessária a retificação do meu sobrenome. Gostaria de saber se preciso retificar o do meu pai antes do meu para dar certo. Além disso, ouvi dizer que o processo pode ser gratuito se feito no cartório sem o auxílio de advogado. Alguém saberia dizer quanto demora o processo por esse caminho? E com advogado, qual é a duração do processo?

Grato desde já!

jcrferreira
imagem de jcrferreira
Inscrição: 10/05/2006

Não vejo qualquer dificuldade em conseguir acrescentar os sobrenomes e em especial o de seu pai, Moreira ao seu, uma vez que é o seu "verdadeiro" sobrenome e que, por algum motivo, foi omitido quando de seu registro.

Tenho que, uma vez provada a ligação matrimonial de seus pais e provada a sua filiação, deve obter em juízo com certa tranquilidade a concessão do acréscimo dos ditos sobrenomes, apesar de alguns juízes relutarem em conceder tal pedido

Vc deve ingressar com Ação de Retificação de Registro Civil , comprovando o parentesco e solicitando a inclusão do sobrenome.

SMJ, espero ter ajudado

Divulgar conteúdo