Qual a utilidade da assessoria juridica na licitação?

1 reply [Último post]
Mallmann
imagem de Mallmann
Inscrição: 13/07/2008

Olá a todos, sou estudante de Direito. A pouco mais de uma semana que estou estudando o assunto e vejo que a área não tem tantas informações quanto os outros ramos do direito.

Para o pessoal que está mais próximo da prática de licitações, eu gostaria de perguntar qual é a efetividade/utilidade/usabilidade da assessoria jurídica na licitação.

Ainda sou do sexto semestre e estou tentando determinar o foco de minha carreira. Como pretendo advogar e não fazer concursos estou estudando bem as possibilidades.

Sinceamente gostei do tema, mas preciso saber se este pode trazer retorno financeiro. Como não tenho uma banca de avocacia a herdar, devo ser preciso em minhas escolhas, sob pena de não ter outra chance de seguir outro caminho.

Agradeço antecipadamente o comentário dos amigos da comunidade.

Att.

Mallmann

http://www.contextojuridico.com.br
Qualquer tipo de ajuda não dispensa a contratação de um advogado.

portes
imagem de portes
Inscrição: 11/05/2010

Amigo, não é minha área, mas penso que posso lhe dar alguma luz.
A assessoria jurídica é de fundamental importância em todo o procedimento licitatório, tanto para o ente público promotor do procedimento licitativo, quanto para as partes que pleiteiam sua habilitação.
O Editala deve estar em acordo com as normas de direito administrativo e com o disposto na lei de licitações, além de outros princípios gerais de direito.
A clareza de sua redação é fundamental para o afastamento de futuras impugnações do procedimento, tanto na esfera administrativa como cível e, porventura, inclusive criminal.
Para quem busca a habilitação ao disposto ao edital, a assessoria de um profissional especializado também é de fundamental importância, pois a ele caberá a supervsão de todos os documentos oferecidos e a proposição de recursos, caso necessários.
No campo profissional, há para este advogado a possibilidade de prestar assessoria para um bom número de empresas, pois é sabido que o poder público é grande tomador de serviços nesta modalidade.
A par dessa prestabilidade nesta área do direito, os clientes também podem valer-se da assessoria deste profissional, tanto de forma preventiva como contenciosa, em outros ramos do direito os quais, normalmente, também são do conhecimento deste profissional ou que, em não o sendo, pode se valer de parcerias e associações com outros colegas.

Espero ter ajudado.

Att.

Dr. Marcos - Curitiba

Divulgar conteúdo