Nome/sobrenome/dados - retificação - erros

26 respostas [Último post]
anônimo
imagem de anônimo

Existe alguma forma legal para acrescentar um letra ou letras a um sobrenome?

AnyX
imagem de AnyX
Inscrição: 26/10/2010

Olá...
Tenho uma duvida,e preciso de alguem que me explique.

Me casei faz pouco tempo em Agosto_2010 com um estrangeiro,retirei o meu segundo sobrenome e acrescentei o dele. No momento de escrever coloquei um: De...(fulano), sem contar que o meu sobrenome que vem antes tambem tem um: De (Oliveira). então ficou:

(Nome) (1* sobrenome) De Oliveira De (Sobrenome De casada).

O problema está...que quando fui arrumar,ja tinham enviado o pedido de residencia dele para a policia Federal, e me falaram que se eu corregisse esse erro nesse momento, poderiam negar tal pedido a ele por causa do meu sobrenome que estaria diferente do pedido, que melhor fizesse essa correção depois que legalizasse tudo.
Bom, Ja estou nessa etapa...ja esta tudo certo,mais ainda tenho esse: De no meu sobrenome. Quero saber se realmente é possivel fazer essa correçaó e retirar ele do meu nome.

E a outra duvida que tenho agora,depois que estive lendo algumas coisas por aqui,e que eu não poderia ter retirado o meu segundo sobrenome para acrescentar o de casada...??? Isso é verdade?
Pois não me informaram isso,se isso é assim,então eu gostaria de ter o meu sobrenome,nunca teria retirado um sobrenome,somente teria acrescentado o dele.

Obs: Ainda não troquei meus documentos,continuo com o mesmo,pois quero saber se posso resolver este problema antes.
Agradeço respostas.

Gaby Casotti
imagem de Gaby Casotti
Inscrição: 26/10/2010

Olá, boa tarde, gostaria muito que me enviassem um modelo de requerimento no qual poderei retificar meu sobrenome, o mesmo, como de muita gente, possui um erro gráfico, pois meu avô "possuía" o sobrenome apenas com um "s", mas na hora de registar minha mãe eles acrescentaram dois "ss". Meu sobrenome é Cassotti, e ele é pronunciado com o som de "z", ou seja, erro gravíssimo, agora aguardo ansiosa para logo logo mudar meu sobrenome para Casotti, desde já agradeço!

Fausto Jacob
imagem de Fausto Jacob
Inscrição: 20/08/2009

Ola!
Me chamo Fausto Alem Jacob, por motivo obvios de constrangimento, gostaria de retirar o Alem do meu nome...
Como faço? Alguem ai tem algum modelo de Petição?

Fausto Jacob
imagem de Fausto Jacob

.

Fausto Jacob
imagem de Fausto Jacob

.

Fausto Jacob
imagem de Fausto Jacob

.

dms
imagem de dms
Inscrição: 03/04/2008

Olá, tudo bem? Eu tenho uma dúvida sobre mudança de nome e creio que vocês podem tirá-la. Meu sobrenome é "Miranda da Silva", mas eu gostaria de alterar a grafia dele para "de Miranda e Silva". Isso é possível?
Desde já, obrigado.

Gisella
imagem de Gisella
Inscrição: 27/04/2008

Olá, bem... tenho duas duvidas. Meu nome é Gisela, porém, deveria ter sido registrado como Gisella, com dois 'eles'. É possivel o acrescimo dessa letra no meu nome? E minha segunda pergunta é em relação ao nome do meu avô, que era Boaventura. É possivel a adoção desse nome junto ao meu prenome, tornando se GiseLLa Boaventura?

allan
imagem de allan
Inscrição: 09/03/2006

Vc precisará de um advogado para entrar com ação de retificação de registro perante uma das varas cíveis da sua cidade.

-----------------------------------------
Att.,
Allan Dalla Soares

CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO

Temporario
imagem de Temporario
Inscrição: 30/11/2005

joaoesposito escreveu:
Olá.
Se vc tem as certidões de nascimento e/ou casamento de seu pai, constando o sobrenome correto, consegui, sim, alterar o seu sobrenome.
Você vai precisar entrar com uma ação de retificação de registro civil, alterando seus assentos de nascimento (e casamento, se vc for casado). Com a sua certidão de nascimento ou casamento já corrigidas, vc vai conseguir alterar todos os outros documentos. Portanto, é possível, sim, desde que vc tenha a prova da correta grafia do seu sobrenome (certidões do seu pai).
Abraços e boa sorte.

Joao,

Muito obrigado pela resposta . Só mais uma dúvida : como sou leigo no assunto, p/ entrar com essa retificação, é necessário um advogado ?? Ou eu mesmo posso proceder ?

Obrigado

Divulgar conteúdo