Crime Virtual - Keyloger

11 respostas [Último post]
Alaus
imagem de Alaus
Inscrição: 05/11/2007

Fui vitima de um keyloger em minha maquina, não roubaram nada so monitoraram meu computador, mas o programa deixou rastro e tenho o email e a senha para onde estavam mandando minhas informações, como devo proceder nesse caso?
Somente espionar é crime?
Se eu entrar nesse email e mudar a senha se torna crime?

Paulo Roberto

sig
imagem de sig
Inscrição: 09/03/2005

Esse programa Keylogger é como o nome diz grava senha, ele não tem poder para ler os e-mail ou mandar documentos, ele pega apenas a senha e usuário, portanto se a pessoa não faz nada não existe o crime.

Logo, teriamos que ver na jurisprudencia/doutrina se os e-mail's podem ser inseridos nesse artigo, pois o e-mail não é uma correspondecia fechada, vez qque até mesmo os provedores tem acesso irrestrito a esse tipo de comunicação.

O caminho do e-mail é PC de quem envia, provedor (Digamos Gmail), provedor (digamos Yahoo), PC de quem recebe.

Com certeza essa corespondecia ela não é fechada, além do mais se vc enviar um virus por e-mail, não maioria dos casos ele não chega no destinatário, pois os provedores tem proteções, por isso enviam apenas links para pegar os desavisados.

Não respondo dúvidas por MP.

Laune
imagem de Laune
Inscrição: 11/05/2010

Olá...estou fazendo a mono da minha especialização sobre cybercrimes, e quanto ao seu questionamento acho sim q o uso do Keyloger é crime, se enquandrando inclusive nos crimes de violação de correspondência ou email, tipificado no art. 151, do CP, in verbis:
Art. 151 - Devassar indevidamente o conteúdo de correspondência fechada, dirigida a outrem:
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
Pois salvo engano, esse tipo de invasão olha inclusive os emails do proprietário do pc sobre vigilância e por analogia os emails são equiparados a correspondência tradiciona
Espero ter ajudado um pouco :D l

sig
imagem de sig

:wink: vlw

Danielbr
imagem de Danielbr
Inscrição: 19/11/2007

sig escreveu:
Blz, Daniel,

traz ai algum julgado para eu estudar também. :D

Ehhh, tem uma sig, eu simplesmente passei os olhos na primeira mensagem e li de novo agora... o fato de ele ter falado isso: "Somente espionar é crime?"...

Desculpe-me, mas não vi isso, essa parte não configura crime, pois os atos preparatórios para o delito não são crime, porém, se ele tentar algo com a senha exercerá a tentativa se não conseguir, por isso, siga a diga do sig! formate o seu pc! hehehe...

AGORA, a respeito do crime de dano, vírus que danifique o hardware do computador é crime de dano, não me peça para trazer algum julgado disso, com certeza infectar alguém com vírus para simplesmente deteriorar hardware ou software de custo no computador, é crime de dano... claro, mexer no MSN ou Orkut não é a mesma coisa né... mas se estragar o computador em virtude do software mal intencionado, aí eh DANO!!! hehehe... Nessa parte de simplesmente espionar o Dr. me corrigiu hoje, e disse que a respeito do keylogger não há crime, pois é apenas um ato preparativo para, talvez, um estelionato.

sig
imagem de sig

Blz, Daniel,

traz ai algum julgado para eu estudar também. :D

Danielbr
imagem de Danielbr

Sig, quando o código diz isso, em outras palavras nos passa que não haverá ato ilícito ou prejudicial a sociedade que não será punido. É mesma coisa que o que acontece com os HACKERS, geralmente são encaixados no crime de estelionato, pois não temos legislação a respeito, nos EUA já existe há um bom tempo.

Prometo que hoje a tarde conversarei com o Juiz de onde trabalho, ele tem um grande e amplo estudo formado sobre esse assunto, então trarei boas respostas. Por ora, simplesmente posso afirmar que há crime em passar arquivos que danifiquem o computador dos outros, defenderei isso até alguém me trazer uma tese coerente com mais de 2 linhas.

sig
imagem de sig

Código Penal
Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.

ou seja, se é um projeto não há crime.

Danielbr
imagem de Danielbr

Ok...o programa não pega, então o que acontece quando você abre uma mensagem de Orkut ou Messenger, a qual é enviada de todos os contatos para você com "falsa identidade", dizendo: "Oi amigo, olhe minha foto...".

Claro que há deterioração amigo, há a deterioração que impede o uso, pelo menos temporariamente enquanto o computador está infectado ou no conserto... claro, um KL não faria isso, porém, se fosse um vírus, creio que o crime de dano por parte do indivíduo que o espalhou este na rede cibernética, com intenção de causar avarias nos computadores dos outros, talvez somente por diversão, comete o crime.

Mesmo havendo a invasão de privacidade, creio que o amigo se precipitou no post anterior, em dizer que não há crime.

Se não há crime, com certeza com uma introdução de lei que regule a rede de computadores haverá... pois respeitosamente, é uma porcaria esse monte de mensagens munidas de vírus que recebemos por email todos os dias.

Aqui vai um trecho de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional:
a) Crime de dano a dado ou programa de computador:
"É tido como a conduta de "apagar, destruir, modificar ou de qualquer forma inutilizar", total ou parcialmente, dado ou programa de computador, sob a condição de que a conduta seja de forma indevida ou não autorizada. Pena de um a três anos e multa."

Veja só, o próprio projeto de lei tipifica como dano, então, não estou tão errado em mencionar a hipótese de qualificar o ato neste tipo penal.

sig
imagem de sig

Há crime de dano ou crime cibernético?

Que dano houve, só se foi invasão de privacidade.

o "Bandido" não Destruiu ou inutilizou ou deteriorou o computador.

Não há introdução de programa (Keylogger) esse programa não pega, vc mesmo é quem instala.

Danielbr
imagem de Danielbr

Discordando com que o amigo citou acima, afirmo que há crime.

Sobre sua pergunta, leia a respeito de "Crime Cibernético", sobre o qual já há projeto de lei.

Somente o fato de você ter que formatar seu computador por ter havido introdução de programa que causa avaria em sua máquina podemos qualificar como crime, que tal o crime de Dano?

Já pesquisei a respeito, mas estou, no momento, sem tempo para citar mais esclarecimentos, PORÉM, se o amigo quiser, identifique a pessoa causadora do dano e converse com algum advogado criminalista amigo seu, creio que o fato de o KL dar problemas no seu computador pode ser considerado crime de dano.

"Dano

Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Dano qualificado

Parágrafo único - Se o crime é cometido:

I - com violência à pessoa ou grave ameaça;

II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave;

III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista;

IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.".

Divulgar conteúdo