Como requererer reintegração de posse de veículo?

3 respostas [Último post]
zarao
imagem de zarao
Inscrição: 30/12/2006

Tenho um carro financiado em meu nome, vendí o mesmo para um terceiro a fim de que o mesmo cumprisse alguns compromissos e passasse o financiamento para seu nome e consequentemente o carro também, tudo por escrito e com contrato registrado em cartório. Acontece que esta pessoa não honrou com o que foi acertado e sendo assim gostaria de solicitar a reintegração de posse do veículo que continua em meu nome. A dúvida consiste em como fazer isso?? Devo recorrer a um advogado ou eu mesmo de posse da cópia registrada do contrato posso entrar com este pedido junto ao fórum da comarca??

mmlmario
imagem de mmlmario
Inscrição: 18/01/2012

Olá amigos,

Este é meu primeiro post aqui no fórum, então não sei se estão de acordo com o requerido do site, mas vamos aos fatos.

Em 2008 eu comprei um carro, esse mesmo carro foi fechado em meu nome, porém não realizei a troca de no documento. No mesmo ano eu vendi o carro para um terceiro que ficou encarregado de levar os documentos para o despachante.

Em Janeiro de 2012 eu recebi uma cobrança de IPVA do ano de 2012 e descobri que o tal do despachante não realizou transferência nenhuma (fui inocente e inexperiente em não ser chamado para dar baixa e assinar nada), mas a pessoa havia dito que não tinha mais nada em meu nome. Lembrando o Documento está no nome de Cristiane com recibo de compra e venda fechado no nome de Mario e quem compro foi o Alexandre.

Descobri que essa pessoa vem pagando o IPVA corretamente, mas recebi uma multa desse carro no valor de 200 reais, e conseqüentemente perda dos pontos na carteira.

Como devo proceder para conseguir encontrar o tal do Alexandre que foi a pessoa que comprou o meu carro na época, já que não tenho mais o telefone e nem o endereço dele.

Não quero dinheiro, só quero regularizar essa situação e me ver livre das futuras dívidas do carro.

Agradeço a todos que puderem ajudar com qualquer informação.

Meu nome é Mario Tavares e minha situação ocorreu no Rio de Janeiro.

Abraço à todos.

Mario Tavares

Savio
imagem de Savio
Inscrição: 14/01/2007

Olá, vi sua dúvida e gostaria de dar o meu parecer.

Primeiramente, vc precisa registrar um Boletim de Ocorrência aí em sua cidade: Crime de Apropriação Indébita. Procure levar todos os seus documentos pessoais e o contrato o qual vc diz prossuir.

Após, entre com uma ação de recisão de contrato c/c pedido liminar de busca e apreensão de seu veículo. Isso deve ser feito por um advogado registrado na OAB ok.

Um grande abraço.

Dr. Domingos Sávio, Cuiabá-MT.
OAB/MT 10.899

emerson da silva
imagem de emerson da silva
Inscrição: 28/12/2006

depende do valor do carro, se for menos de 20 mil tvez vc possa pedir a reintegração nos pqnas causas....mas acho q vc deveria buscar um advogado e entrar com pedido de busca e apreensão... e tem modelo aqui na net dessa petição....o cara q ficou com o carro continua pagando as prestações? vc sabe né q se ele não pagou vc pode até parar nos orgãos de restrição ao credito

Divulgar conteúdo