por ssanches4 em 05 Set 2010 10:38
Recentemete, descobri que meu avô não era natural da Espanha, mas da Argentina. Ocorre que os seus progenitores vieram da Espanha para Argentina no inicio do século XX, casaram-se na Argentina, tiveram 4 filhos, então decidiram retornar para sua terra natal, Espanha, lá permaneceram até 1927, quando embarcaram para o Brasil, chegando em Santos no dia 13/12/1927. Em 1941 meu avô casou-se no Brasil, então começaram os sucessivos erros:
1 Ao solicitar uma pública forma da certidão de desembarque para a documentação de registro de estrangeiro e, também, para o casamento, até então seu nome era Domingo Carretero, o inspetor da polícia marítina declarou que o nome dele era Domingos Sanches, pois era o que estava escrito na lista de passageiros da embarcação que o trouxe da Espanha;
2 Como veio da Espanha criança, com apenas 12 anos de idade, para o Brasil, então para todos ele se declava espanhol;
3 Não tinha certidão de nascimento, por isso dizia ter nascido em 15/10/1915;
Acontece que ao fazer uma pesquisa sobre as origens de minha família, descobri onde ele nasceu, obtive a certidão de casamento dos seu progenitores e sua certidão de nascimento, documentos que comprovam tudo o exposto.
Destarte, pergunto:
Como fazer para alterar os nomes nas certidões de casamento dos meus avós, nascimento do meu pai, casamento do meu pai, minha certidão de nascimento, e por fim, o nome Sanches para Carretero que é o da família?
Muito obrigado
Sandro Sanches