Auxilie o Fórum comentando as mensagens sem resposta: clique aqui.

Veja também: 

Art 406 CPP - Benéfico ou nocivo ao réu?

Art 406 CPP - Benéfico ou nocivo ao réu?

Mensagempor Mark Hehn em 22 Out 2007 18:58

Olá!

Apesar de eu estar trabalhando na parte previdenciária do escritório que me encontro, o ramo preponderante da casa é o Direito Penal.

Visto isso, resolvi 'dar uma mão' ao pessoal do penal, devido ao acúmulo de processos, e fazer as alegações finais da defesa baseado no artigo 406 CPP.

Me esmerei e fiz tudo da maneira que entendi a melhor possível.
De fato, gostaram do trabalho, onde, inclusive, pedi absolvição sumária baseado no 411CPP, já que dos autos ficava bastante forte a excludente da legítima defesa.

Todavia, o pessoal especializado no plenário do Juri estava bastante preocupado com essa metodologia, por entender ser bastante raro um caso de absolvição sumária em casos de legítima defesa onde o MP apresentou a denúncia.
A preocupação residia no fato de toda a matéria de defesa ser exposta nas alegações finais, possibilitando com o promotor tome conhecimento de todos os pontos antes da realização do Júri.

Isso me levou a pensar na real valia da aplicação do 406CPP. Gostaria que os ilustres usuários mais experientes do fórum emitissem opinião, já que o tema me pareceu bastante interessante!

Grande abraço a todos!
Mark Hehn
Estagiário de Direito - Civil e Prcessual Civil

sem foto

Mark Hehn
novo
novo

Registro: 17 Set 2007 15:46
Profissão: Estagiário
Especialização: Civil
Estado: RS
País: Brasil
Nome Completo: Mark Hehn

anúncios Google

Re: Art 406 CPP - Benéfico ou nocivo ao réu?

Mensagempor Rafael Pereira de Albuque em 12 Nov 2007 13:21

No prisma da ideologia, a aplicação desse dispositivo se baseia na presunção de neutralidade emoncional do promotor da causa. Mas, como há certo distanciamento quando se diz respeito à prática, o emprego desse aparelho parece um tanto arriscado, porque o promotor pode levar a causa como uma verdadeira disputa de palavras, como acontece com frequência. Daí o perigo.

Rafael Pereira de Albuque
(moderador)
(moderador)

Registro: 24 Mar 2007 16:18
Profissão: Advogado
Especialização: Penal
Estado: PB
País: Brasil
Nome Completo: Rafael Pereira

Retornar para processual_penal