Auxilie o Fórum comentando as mensagens sem resposta: clique aqui.

Pensão/alimentos - atrasos frequentes - procedimentos

execução de pensão alimentícia

Mensagempor Mariadeoliveira em 26 Set 2005 21:56

Pelo amor de Deus , alguém me responda a esta minha dúvida. Há 19 meses meu ex-marido não paga a pensão alimentícia corretamente,pagando menos da metade, do extipulado na separação. Preciso saber se uma execução demora tanto tempo assim . Já foi julgada a execução, ele deveria pagar ou justificar,nessa segunda etapa, já faz mais de trez meses da justificativa, e meu advogado ainda não entendeu porque o juiz ainda não viu o processo.Mesmo porque as justificativas são infundadas.

sem foto

Mariadeoliveira

Registro: 26 Set 2005 21:32

anúncios Google

Mensagempor sig em 27 Set 2005 15:55

Olha a execução ocorre da seguinte forma, conforme o Art. 732 do CPC onde você irá cobrar a pensão paga de forma incorreta e conforme o Art. 733 do CPC, onde vc executa o pagamento dos ultimos 3 meses e pede a prisão no caso do réu não efetuar o pagamento no prazo legal.
Não respondo dúvidas por MP.

sig
(moderador)
(moderador)

Registro: 09 Mar 2005 17:53
Profissão: Advogado
Especialização: Direito_em_geral
Estado: SC
País: Brasil

Pensão atrasada

Mensagempor Marcelo Cabral em 14 Out 2005 11:58

Tenho uma dúvida e gostaria que alguém me ajudasse.
Tenho uma amiga que recebe pensão alimentícia para o seu filho, porém o pai da criança desapareceu, sendo encontrado esta semana, exatamente 1 ano e duas semanas depois, sendo executado agora para pagar a pensão, o Advogado dessa amiga falou que ele não é obrigado a pagar a pensão vencida, pois já passou de 1 ano, que ele terá que pagar apenas os últimos 3 meses.
O que eu gostaria de saber é se realmente é assim que funciona.

Atenciosamente

Marcelo Cabral

sem foto

Marcelo Cabral

Registro: 14 Out 2005 11:41

Mensagempor sig em 18 Out 2005 08:15

Verifique os art. 732 e 733 do CPC, e veja que ele pode executar os ultimos 3 meses e os outros meses que ele não pagou! :wink:

sig
(moderador)
(moderador)

Registro: 09 Mar 2005 17:53
Profissão: Advogado
Especialização: Direito_em_geral
Estado: SC
País: Brasil

pensao de alimentos

Mensagempor adriana leonardo costa de em 18 Nov 2005 21:30

tenho um filho universitario, e o pai trabalha em um clube de futebol, em Minas gerais ( Atlético) . A pensão, contantemente esteve atrasada, por conta do clube mesmo nao pagar os funcionario, então o atraso sempre é de dois ou treis meses. Ocorre que agora, o pai de meu filho, que é preparador fisico, esta afastado por motivo de saude, e recebe a pensão pelo INSS. Ele recebeu agora, no mes de outubro, o salario equivalente a julho e agosto, pelo INSS, mas não mandou absolutamente nada para meu filho. A pergunta é, o que devo fazer para garantir o recebimento da pensão enquanto o pai de meu filho estiver afastado do Atletico Mineiro, e recebendo pelo INSS? Hoje é dia 18 de novembro, e até agora, não foi paga a pensao de julho, agosto , setembro, outubro. O clube ja pagou aos funcionários os meses de julho e agosto, e eu sei, atravez do clube que o INSS ja pagou julho e agosto pra ele também.

obrigada ao profissional que gentilmente puder me orientar

Adriana

sem foto

adriana leonardo costa de

Registro: 18 Nov 2005 21:18

Mensagempor sig em 21 Nov 2005 10:34

Execute! Se não pagar vai preso.
:wink:

sig
(moderador)
(moderador)