Auxilie o Fórum comentando as mensagens sem resposta: clique aqui.

filhos - gaurda - retorno ao país de origem

filhos - gaurda - retorno ao país de origem

Mensagempor ledaeunice em 31 Dez 2006 11:31

Estou separada há 9 meses. Tenho 2 filhos menores e relação com o pai deles não é das melhores. Existe a possibilidade de que ele retorne a seu país de orgigem. Ele quer que eu vá viver no pais dele para que ele nao fique longe dos filhos, mas eu não quero. Sei que vamos ter uma briga nesta ocasião e vejo que ele pode exigir a guarda dos filhos. Hoje a guarda é minha, como isso funciona e em que casos ele pode ganhar? Outra coisa: com que idade o menor já pode escolher com quem ficar?

Muito obrigada

ledaeunice
novo
novo

Registro: 31 Dez 2006 01:58

anúncios Google

Mensagempor allan em 03 Jan 2007 09:33

Se vc diz que a guarda é SUA, presumo que já tenha ocorrido uma ação judicial para decidir sobre isso, correto? Caso negativo, a guarda ainda não está definida.

De qualquer sorte, não é permitido que um pai saia do país com seus filhos, sem uma autorização expressa e por escrito da mãe.

Ele pode sim, entrar com pedido de guarda e isso envolve "n" fatores. Se já há guarda judicial fixada para vc, dificilmente ele conseguirá mudar. O juiz leva em conta as condições psicológicas, afetivas, local da residência, manda fazer um estudo social através de assistente social e psicólogo, nos quais se incluem entrevistas tanto com os pais, como com as crianças que poderão ser levados em conta no momento de decidir sobre a guarda.

Uma criança de 10 ano, p.ex., que se recusa a morar com a mãe, poderá vir a fujir de casa, se o juiz determinar que fique com a mãe.

Tudo isso é decidido caso a caso.
-----------------------------------------
Att.,
Allan Dalla Soares

CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO

allan
(articulista)
(articulista)

Registro: 09 Mar 2006 13:54
Profissão: Advogado
Especialização: Direito_em_geral
Estado: SP
País: Brasil

GUARDA DE FILHOS NO EXTERIOR

Mensagempor Célia A. Pereira em 03 Jan 2007 09:38

Bom dia Iêda!

Antes de mais nada, nem sempre tudo aquilo que queremos é póssível. Estamos observando neste últimos anos que entre os casais separados trava-se uma autêntica "guerra de foice no escuro". Particularmente não consigo entender a causa que depois de duas pessoas terem se amado, terem tido uma comunhão carnal, só reste conflito, dissabor e aborrecimento. Não era melhor e mais fácil pra todo mundo já que o casamento não deu certo, ficarem amigos? Já pensou em quanto dispêndio de tempo, desgaste emocional, depressão, lágrimas, doenças isto evitaria? Seja lá qual for o motivo que você não queira que as crianças fiquem com o pai ele sempre será o pai e isto você NUNCA pode dizer que não. Para a saude emocional de seu filho é melhor que vocês se reconciliarem por um bem maior. Na verdade os pais é que estão se comportando como autênticas crianças birrentas e pirracentas, e todo este clima é "vaporizado" na pobre da criança que o absorve. A criança é inocente. Vocês pais já são adultos e já está na hora de agirem como tal. Ficar um jogando a culpa no outro é sinal de imaturidade e de pessoas que não são assertivas e muito orgulhosas, na grande maioria das vezes. Desculpe se fui dura com você mas um dia você vai refletir e vai ver que tenho razão e quem sabe eu tenha contribuido para que uma criança cresça feliz.
Beijos no seu coração :lol: :) :lol: :roll:
PROCURE UM ADVOGADO

Célia A. Pereira
ADVOGADA
OAB ES 12.157

Célia A. Pereira
intermediário
intermediário

Registro: 17 Abr 2006 23:01
Estado: MG
Nome Completo: CELIA A PEREIRA

Mensagempor ledaeunice em 03 Jan 2007 19:08

Muito obrigada pelas respostas. Alan a guarda é minha sentenciada pela justiça. Fizemos uma separação consensual. Hj estive em um advogado e o que mais me assustou foi que ela me disse que os juizes geralmente dão a guarda àquele que tem maiores condições financeiras e isso me assustou porque eu estou atualmente desempregada, ainda assim teriamos que passar por todo este processo de investigação que vc falou não é? Não quero tirar o direito de convivio dos meus filhos com o pai, porém, não quero viver longe dos meus filhos, se este for o caso.

Muito obrigada outra vez.

ledaeunice
novo
novo

Mensagempor ledaeunice em 03 Jan 2007 19:11

Olá Célia, gostaria de agradecer a sua sincera resposta. Não tenho nenhum intuito de jogar as crianças contra o pai, tenho passados por todos os problemas, coibição e chantagens dele sem que as crianças tomem conhecimento, inclusive perdi meu emprego e estou preocupada porque todas as atitudes que ele tem tomado para comigo estão sendo surpreendedoras, eu não esperava e já estou contando com o pior, porém, entrei aqui para ter um auxilio, me resguardar e nao ser pega de surpresa mais uma vez.

Obrigada novamente

ledaeunice
novo
novo

Mensagempor allan em 04 Jan 2007 14:59

ledaeunice escreveu: os juizes geralmente dão a guarda àquele que tem maiores condições financeiras e isso me assustou porque eu estou atualmente desempregada, ainda assim teriamos que passar por todo este processo de investigação que vc falou não é?

Caríssima, este posicionamento que lhe passaram é totalmente ultrapassado. Se assim o fosse, estaríamos dentro de um sistema legal preconceituoso. Obviamente que o juiz verifica se a pessoa tem condições de cuidar da criança em um lugar adequado, ou seja, desde que vc não more em um lugar muito violento e que tenha boas condições de higiene, saneamento básico, escola perto etc., esse não é o caso. E essa "investigação" serve justamente para isso.

O que é mais levado em conta são os laços afetivos. Veja o caso do filho da Cássia Eller. O juiz deferiu a guarda para a então companheira dela e não para os próprios avós, vez que ela tinha um laço afetivo muito mais próximo.

-----------------------------------------
Att.,
Allan Dalla Soares

CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO

allan
(articulista)
(articulista)

Registro: 09 Mar 2006 13:54
Estado: SP